GAAPACGrupo de apoio e auto-ajuda para pacientes de câncer

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Ações

Oferecer apoio emocional aos pacientes de câncer e a seus familiares, colabora com a recuperação desses pacientes, além de combater a discriminação aos portadores de câncer. O GAAPAC promove e participa de eventos científicos e sócio-culturais e desenvolve as seguinte atividades:

Entrevistas individuais: Momento de acolher e aceitar o paciente, mantendo uma disponibilidade para a escuta. Além de informá-lo sobre o grupo.

Reuniões semanais: As reuniões envolvem dois momentos:

1. Encontro de conscientização corporal fundamentado no método da Biopsicologia, que visa a expansão da consciência corporal, proporcionando a harmonização psíquica, física e energética.

2. Compartilhamento, relaxamento e visualização: espaço destinado ao paciente e familiares para que possam, num clima de confiança e total acolhimento, expressarem sua dor, sofrimento, medo, raiva e dúvidas com relação ao câncer e tratamento, bem como receber o apoio de outros pacientes que como ele estão passando ou já passaram pelo mesmo processo.

Apoio individual: Acompanhamento psicoterapeutico oferecido aos pacientes e familiares.

Apoio e suporte aos familiares: Acolhimento e suporte aos familiares, que também são afetados pelo impacto do câncer.

Visita domiciliar e hospitalar: Assistência ao paciente impossibilitado de freqüentar as atividades do Grupo.

Programa Avançado de Auto-Ajuda – PAAA: Trabalho em grupo, dirigido especialmente a pacientes de câncer, familiares e profissionais interessados na Abordagem Simonton. Permite contato com as emoções mais profundas, associadas à doença; a possibilidade de uma revisão de vida e mobilização da vontade de viver. Este programa é oferecido anualmente, no primeiro semestre.

Reunião de reciclagem: reuniões mensais com o objetivo de reforçar e atualizar o “cuidar de si”.