GAAPACGrupo de apoio e auto-ajuda para pacientes de câncer

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Agenda

03/07/2017
Todas as segundas no horário das 9h às 12h temos um encontro marcado com vocês. Venham compartilhar seus sentimentos, ansiedades, aflições... Tenha um momento de acolhimento e escuta.



19/06/2017
INFORMATIVO: Aulas de BIODANZA, todas as terças-feirasa noite das 18h às 22h. E nas quartas-feiras das 14h30 às 17h.




03/09/2014
TEMA: FÉ, UMA FORÇA CONTRA A DOENÇA
PALESTRANTE: Pe FRANCISCO CAETANO
LOCAL: Memorial da Medicina
Rua Amauri de Medeiros, 206- Derby.

DIA: 03/09/14 – 15:00h

OBS:
1)Por motivo de força maior Frei Aloísio Fragoso não poderá ministrar a nossa palestra que será proferida pelo Padre Francisco Caetano.
2) Solicitamos doação de cesta básica.

COORDENAÇÃO:
• GAAPAC –Madalena Andrade (Enfermeira) - TEL: 3445-1931
• ICT – Eliane Ribeiro (Voluntaria) Fone: 88874386
• ÓNKOS – Itaciana Ferreira (Psicóloga - CRP:02/8566) – Fone: 8892-7979
• Grupo Nascer de Novo – Dra Riana Araújo (Médica) – Fone: 91625783


APOIO: MEMORIAL DA MEDICINA




26/09/2014
Encontro semanal de compartilhamento.



12/02/2014
CARTA DE CONVOCAÇÃO


Senhor Associado:

De acordo com o art. 14o do Estatuto Social do Grupo de Apoio e Auto Ajuda para Pacientes de Câncer – GAAPAC, estamos convocando V. S.a para comparecer à Assembléia Geral Ordinária que será realizada em nossa sede social, na Rua Benjamim Constant , 78, na Torre, na cidade do Recife-PE, no dia 10 de março de 2014 às 10:30 (dez e trinta ) horas, em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos associados, e, às 11:00 (onze) horas em segunda convocação com pelo menos 1/3 dos associados e que terá a seguinte ordem do dia:

1 – Apreciação do Relatório da Diretoria relativo ao exercício de 2013.

2 – Aprovação do Balanço Geral e das Contas e Demonstrações Financeiras do GAAPAC relativas ao exercício de 2013 e apreciação do Parecer do Conselho Fiscal.

3 – Eleição e posse de novos membros da Diretoria, tendo em vista a renúncia da Vice-Diretora Técnica por afastamento do País, da Vice-Diretora Financeira a pedido, além do falecimento do Diretor de Patrimônio, todos com mandatos até 23/03/2015.

4 – Outros assuntos de interesse geral.

Salientamos que o Relatório Geral, o Balanço, as Demonstrações Financeiras e o Parecer do Conselho Fiscal, relativos ao ano de 2013, estão à disposição de V. Sª para consulta e apreciação, com a Diretora Financeira Maria de Jesus de Oliveira Andrade, em seu endereço à Rua Agricolândia n.o 150 apto. 401 – Cidade Universitária – Fone: 81- 3271.1779 ou na sede do GAAPAC.

Outrossim, lembramos que o direito de voto só poderá ser exercido pelos associados quites com a tesouraria da Instituição e o número da conta-corrente do GAAPAC no Banco do Brasil – Agência 3613-7 – Reitoria da UFPE, n.o 8502-2, onde aqueles que não estão quites com as suas anuidades, no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) poderão atualizá-las, por meio de depósito bancário, remetendo-nos a cópia do comprovante, para controle da Instituição.


Recife, 17 de fevereiro de 2014.


Margarida Maria Carreiro Barros
Diretora Presidente




14/04/2013
Para incentivar as mulheres que buscam alternativas ao tratamento do câncer de mama, Uma chance para viver (Living Proof), chega às locadoras em 16 de setembro. O filme conta a história real do médico Dennis Slamon, que passou 12 anos trabalhando na pesquisa de um medicamento promissor para o tratamento da doença. A administração do remédio prevê a ausência de quimioterapia, o que reduz muito o sofrimento da paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, por ano, ocorram mais de um milhão de novos casos de câncer de mama em todo o mundo, o que o torna o mais comum entre as mulheres. No Brasil, os números mostram que na década de 90, foi o câncer mais freqüente e tornou-se na primeira causa de mortes femininas, com um aumento de 80% na incidência em pouco mais de duas décadas.

No elenco de Uma chance para viver estão Amanda Bynes, Regina King e Angie Harmon; o filme é produzido pela atriz Renée Zellweger e pela Sony Pictures.



10/04/2013
GAAPAC- Grupo de Apoio e Auto Ajuda para Pacientes de Câncer

Convidamos a todos para palestra no dia 10 de abril/2013 - quarta-feira
no Memorial da Medicina, às 15 horas.
Tema: Como melhorar a saúde através da meditação.
Palestrante: Dr Giliate - Médico Homeopata e Monge Zen Budista


Obs.: Levar Fraldas geriátricas ou objetos de higiene pessoal

10/04/2013



07/03/2013
A nossa Assembléia Geral Ordinária será realizada no dia 25 de março de 2013, última 2ª feira do mês de março, às 10h 30 em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos associados, e, às 11h em segunda convocação com pelo menos 1/3 dos associados.
Lembramos que o direito de voto só poderá ser exercido pelos associados quites com a tesouraria da Instituição e o número da c/c do GAAPAC no Banco do Brasil - agência 3613-7 - Reitoria da UFPE, nº 8502-2, onde aqueles que não estão quites com as suas anuidades, no valor de R$ 120,00 poderão atualizá-las, por meio de depósito bancário, remetendo-nos a cópia do comprovante, para controle da Instituição.
Contamos com a sua presença.



07/11/2012
COMUNICAMOS QUE AS ATIVIDADES
FÍSICAS REINICIARÃO NESTE MÊS DE
NOVEMBRO:

BRENO - 14/11 NO MESMO HORÁRIO
TAI CHI - 09/11 NO MESMO HORÁRIO
MEDITAÇÃO 19/11 - NAS SEGUNDAS-FEIRAS ÀS 14:00 HORAS
QUALQUER DÚVIDA LIGUE 3445-1931





08/09/2012
Médicos de diferentes países ainda discutem sobre os riscos e benefícios de se pedir mamografias regulares a mulheres com idade entre 40 e 49 anos, já que o risco de ter a doença nessa faixa etária é menor que o da população acima dos 50. E como diagnosticar o câncer de mama precocemente antes dos 40, então?

A resposta para essa questão não é fácil, mas pode ser resumida em duas palavras: informação e autoconhecimento. A opinião é do oncologista canadense Sunil Verma, professor assistente da Universidade de Toronto e integrante do movimento Rethink Breast Cancer (rethinkbreastcancer.com). O projeto é voltado para mulheres jovens diagnosticadas com câncer de mama ou simplesmente preocupadas com a doença.

“As mulheres devem ter consciência de que o câncer de mama pode ocorrer em qualquer idade”, afirma o oncologista, que esteve semana passada em São Paulo. O objetivo do médico não é criar pânico – afinal, o câncer em mulheres jovens (com menos de 40 anos) é pouco comum. Segundo Verma, representa cerca de 15% do total de casos.

Mas ter essa noção pode ser fundamental para tratar a doença a tempo, caso ela aconteça. "As mulheres precisam de empoderamento - ter informação, educação e saber que é preciso fazer exames de prevenção", acredita. "Costumo dizer às pacientes que ninguém conhece melhor o corpo delas do que elas próprias."

O principal conselho do oncologista é olhar-se no espelho, conhecer os próprios seios e prestar atenção não apenas em possíveis caroços, mas também mudanças na cor ou no formato nos mamilos, secreções ou qualquer outra alteração. Essa autoconsciência é o que muitas vezes leva alguém a detectar a doença em estágios precoces, quando há mais opções de tratamento e chances de sucesso.

Quem possui casos da doença na família deve ter atenção redobrada, mas a proporção de mulheres que desenvolvem câncer por causa de uma mutação genética herdada é muito pequena.

O movimento Rethink Breast Cancer tem usado campanhas criativas para conscientizar mulheres jovens da importância de conhecer o próprio peito, observá-lo e tocá-lo com frequência. No ano passado, por exemplo, lançou um aplicativo para iPhone e Android que faz rapazes bonitões e sem camisa pipocarem na tela regularmente, lembrando a usuária de checar os seios.

Números

De acordo com Verma, os casos de câncer de mama em jovens não têm aumentado. “Mas eles ocorrem e é preciso ter consciência disso”, enfatiza.

No Brasil, não existem estatísticas que indiquem o número de mulheres afetadas pela doença antes dos 40 anos. Mas o médico Ronaldo Corrêa da Silva, técnico da divisão de detecção precoce do Instituto Nacional de Câncer (Inca), também afirma que não há aumento de casos nessa população.

Mas então por que as pessoas, e mesmo alguns oncologistas, têm a sensação de que hoje é mais fácil encontrar mulheres na faixa dos 30 anos com a doença? O técnico explica que, se nos países desenvolvidos 80% dos casos ocorrem após os 50 anos, em países em desenvolvimento essa proporção pode ser um pouco diferente, já que o percentual de jovens é bem maior.

“O levantamento de um hospital pode
indicar que houve mais atendimentos a pacientes jovens, mas esse dado não pode ser aplicado à população daquela cidade ou Estado”, acrescenta, também.

Além disso, ele lembra que mulheres em idade fértil em geral são mais ativas em relação à prevenção de doenças; elas vão mais ao médico e fazem mais exames. “O que se vê é que mulheres mais velhas, que são as que têm mais risco, são as que menos fazem mamografias”, observa.
Acima de tudo, é importante que as mulheres visitem o ginecologista anualmente para fazer o exame clínico das mamas. A partir da análise do histórico da paciente e dos fatores de risco, o médico pode decidir qual exame pedir e quando. E, como o oncologista canadense, o médico do Inca destaca a importância do autocuidado ("que não deve ser confundido com autoexame").

Prevenção

Assim como a atenção a possíveis alterações nos seios, é importante que as mulheres conheçam os fatores de risco para o câncer, como o sedentarismo.

“Quarenta minutos de atividade física quatro vezes por semana ajuda a prevenir a doença e, em mulheres que já tiveram câncer, evitar a recorrência”, informa Verma.

Evitar o excesso de álcool, limitando o consumo a no máximo quatro doses por semana, é outra medida citada pelo oncologista.

Quanto à dieta, Verma acredita que a moderação é a palavra de ordem. É recomendável evitar o excesso de carne vermelha, por exemplo, mas não é preciso cortar o alimento do cardápio.

O único alerta que o médico faz para mulheres que já foram diagnosticadas, ou que têm risco alto de ter a doença, é evitar produtos à base de soja, que são ricos em fitoestrógenos.
O técnico do Inca explica que a indicação de exames para prevenção do câncer antes dos 40 em geral ocorre apenas para aquela parcela pequena de pacientes que têm histórico familiar. “Mesmo para essas mulheres, no entanto, ainda não existe consenso sobre qual o tipo de exame mais indicado.”

Silva esclarece que evitar exames desnecessários não é só uma questão de economia. “Há risco de falsos positivos, de encontrar tumores que jamais cresceriam e mesmo o risco de se induzir um câncer pela exposição à radiação”, diz.





23/08/2012
GAAPAC CONVIDA PALESTRA SETEMBRO/2012

PALESTRA CIENTÍFICA PROMOVIDA PELO GAAPAC/ONKOS/ICT

Tema da Palestra: TERAPIAS COMPLEMENTARES E INTEGRATIVAS NO TRATAMENTO DO CÂNCER
Palestrante: Dr. Celerino Carriconde
Data: 05 de setembro
Horário: das 15 às 16 h
Local : Memorial da Medicina - Derby





11/07/2012
Tai Chi Chuan - sexta-feira - 9:00hs.
(Diamantina Menezes)
Atividade Física- Quarta e sexta - 16:00hs
(Breno Bormann).
Meditação Ativa - Segunda ou Quinta - 15:00hs.
(Carla Maranhão)





20/05/2012
Nós que fazemos o GAAPAC (Grupo de Apoio e Auto-Ajuda para Pacientes com Câncer), a ÓNKOS (Clínica de Oncologia) e o ICT (Instituto Cristina Tavares de Atenção Integral ao Paciente Adulto com Câncer) gostaríamos de convidá-los para assistirem a nossa palestra, sobre o tema “O segredo do prazer sexual após o câncer”, que será realizada no dia 06 de junho de 2012, às 15 horas, no Memorial da Medicina. A palestrante será a PSICÓLOGA E SEXÓLOGA SILVANA MELO. 20/05/2012

Antecipadamente agradecemos a todos que comparecerem, bem como, pedimos que DIVULGUEM o nosso trabalho.

Informações:
GAAPAC - 34451931



18/04/2012
Nós que fazemos o GAAPAC (Grupo de Apoio e Auto-Ajuda para Pacientes com Câncer), a ÓNKOS (Clínica de Oncologia) e o ICT (Instituto Cristina Tavares de Atenção Integral ao Paciente Adulto com Câncer) gostaríamos de convidá-los para assistirem a nossa palestra, sob o tema “Cultivando a vida e a integridade da criação”, que será realizada no dia 18 de abril de 2012, às 15 horas, no Memorial da Medicina. A palestrante será a ASSISTENTE SOCIAL MADALENA SOARES.

Antecipadamente agradecemos a todos que comparecerem, bem como, pedimos que DIVULGUEM o nosso trabalho.

Informações:
GAAPAC - 34451931
ICT - 32227936
Ónkos - 21290150



23/02/2012
Nossos encontros de compartilhamento acontecem todas as segundas das 9h às 12h, conduzidos por profissionais habilitados no método Simonton, objetivando o apoio emocional a pacientes, familiares e profissionais da área de saúde.





07/12/2011
ESTA SERÁ A ÚLTIMA PALESTRA DE 2011 - VENHAM PARTICIPAR

Palestra: EVOLUÇÃO X FELICIDADE:
É POSSÍVEL?
Data: 07 de dezembro de 2011.
Local: Memorial da Medicina de PE.
Horário: 15:00 (Quinze) horas
Palestrante: Dr. CLEOMADSON FERRRAZ



17/09/2011
O GAAPAC oferece o Grupo de Arteterapia, vamos participar. Informações na nossa sede ou pelo 3445.1931.

os encontros acontecem todas as sextas-feiras, das 10h30 às 12h30.

A proposta visa utilizar de forma terapêutica diversas formas de expressões artísticas - pinturas, colagens, dança, canto, desenhos, poesia, contos, barro, costura - facilitando que os participantes
mergulhem em si próprios e encontrem o poder da harmonização e da auto-cura.

Mais informações:
Valéria Medeiros - 8804.9846
Luciana Rabelo - 9172.0995
Cleto Campos - 8717.6210

O Programa de atividade física direcionado aos pacientes, iniciou neste mês de outubro/11, sempre nas terças e quintas-feiras em dois horários: 8h às 9h e 9h30 às 10h30 com o Prof. Breno Bromann. Quem se interessar ligar para o GAAPAC e falar com Iani - 3445.1931




23/02/2011
Praia de Tamadaré/Carneiro - dias 18,19 e 20 de Março

Catamarã na noite de lua cheia - 16 de Abril

Natal - Genipabu, Lagoa e cidades - dias 13,14 e 15 de Maio

Inscrições com Socorro Fones : 33410388, 86892649