Notícias

Pesquisas, novos tratamentos, histórias pessoais:
fique por dentro junto com a equipe do GAAPAC

Pesquisas, novos tratamentos, histórias pessoais: fique por dentro junto com a equipe do GAAPAC

Estudo revela que câncer de mama altera estrutura óssea do corpo

11/08/15 |

Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, descobriram que o câncer de mama altera a estrutura óssea facilitando que a doença se espalhe pelo corpo. A descoberta é vista pelos cientistas como um passo importante para obter estratégias para frear a propagação da doença.

Segundo o estudo, publicado na revista “Nature”, é possível proteger os ossos da influência do câncer. Os cientistas descobriram que os pacientes com o câncer secundário apresentavam altos índices da enzima LOX, produzidas pelo tumor e liberadas no sangue. Experimentos com ratos revelaram que a enzima interrompe o processo constante de reconstrução dos ossos, deixando lesões e buracos no tecido, o que permite que o câncer se espalhe. Assim, o uso de medicamentos para bloquear a ação da LOX impediu a disseminação da doença.

“É um avanço importante para impedir as metástases do câncer de mama. As células cancerígenas no tumor primário estão fertilizando o solo para seu próprio crescimento. A LOX está mudando o ambiente no osso para torná-lo melhor para o crescimento do câncer”, afirmou Alison Gartland, pesquisador da universidade, em entrevista à BBC.

Além disso, a pesquisa mostrou que medicamentos chamados bisfosfonatos também são capazes de impedir a propagação dos tumores pelo corpo, uma vez que atuam na maneira como os ossos se reconstroem, viabilizando o fortalecimento da estrutura. Cerca de 85% dos cânceres de mama que se espalharam pelo corpo acabam no osso, neste ponto a doença se torna mais difícil de tratar e a probabilidade de morte do paciente é maior.

O efeito da descoberta se aplica somente ao câncer de mama do tipo Receptor de Estrogênio Negativo, que corresponde a um terço dos casos da doença nessa região do corpo, mas é um dos tipos mais mortais. Os pesquisadores indicam ainda que os resultados da pesquisa também podem ser aplicados ao câncer de cólon.11

Fale Conosco

Entre em contato por meio do formulário, telefone ou visite-nos no seguinte endereço:

Rua Benjamin Constant, 78 – Torre – Recife-PE
(81) 3445.1931

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h

    Nome:

    Assunto:

    Email:

    Mensagem: