Quem somos

O Grupo de Apoio e Autoconhecimento para Pessoas com Câncer (GAAPAC) é uma associação de caráter científico, cultural e assistencial, sem fins lucrativos e regida por estatuto próprio, cujo objetivo principal é a união de esforços de autoconhecimento de pessoas atingidas pelo câncer, visando a recuperação e melhoria da sua qualidade de vida. O GAAPAC mantém uma equipe multidisciplinar. Conheça quem faz sua diretoria.

Como surgimos

Tudo começou quando Edna Bispo, fundadora do GAAPAC e ex-paciente de câncer, vivenciou experiências na abordagem Simonton, no Centro Oncológico de Recuperação e Apoio (CORA), em São Paulo. Naquela ocasião, durante o seu tratamento, Edna pôde experimentar excelentes resultados na reestruturação de sua vida, sobretudo num momento tão delicado como o que estava vivendo. Entusiasmada, ela decidiu proporcionar os mesmos benefícios a outros pacientes. Em 1992, voltou ao Recife, reuniu-se com outros profissionais que também receberam a formação Simonton e criou o GAAPAC.

Metodologia Simonton

A metodologia Simonton foi criada pelo oncologista e radioterapeuta Dr. Carl Simonton. Essa abordagem valoriza a parte emocional do paciente de câncer, destacando a importância das crenças, sentimentos, atitudes e estilos de vida como fatores que também afetam a saúde e que estão associados ao surgimento e evolução da doença.

Para o médico, a atitude do paciente e a convicção de poder exercer alguma influência sobre a evolução da doença são características que mostram a diferença entre pessoas que conseguem recuperar a sua saúde e as que não conseguem. Dr. Carl Simonton afirmava que “cada um de nós, a todo momento, tem sua própria participação na saúde e na doença”.

Essa metodologia utiliza a técnica de relaxamento/visualização, que consiste em criar imagens mentais para comunicar-se com o corpo, informando o que dele queremos e conduzindo-o para uma vida saudável. É uma abordagem multidisciplinar, pois considera os aspectos médico e psicológico no tratamento do câncer. Aos tratamentos já prescritos, a metodologia Simonton associa procedimentos terapêuticos que estimulam a mente e a afetividade, modulando significativamente a relação imunológica e comportamental, desencadeando um processo interno de cura.

Quem participa

Pacientes, ex-pacientes, familiares e profissionais, em busca do aprender a “cuidar de si”, exercitam no grupo técnicas que despertam a atenção para a importância de uma atitude positiva frente à vida, mobilizando suas forças interiores para um viver saudável. É nesse exercício do “cuidar de si” que eles modificam suas atitudes e tornam-se mais responsáveis pelo seu tratamento, assumindo uma participação ativa e positiva no processo de recuperação da saúde. Tudo isso influencia o rumo da doença, o resultado do tratamento e impulsiona a “vontade de viver”.

Fale Conosco

Entre em contato por meio do formulário, telefone ou visite-nos no seguinte endereço:

Rua Benjamin Constant, 78 – Torre – Recife-PE
(81) 3445.1931

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 16h

    Nome:

    Assunto:

    Email:

    Mensagem: